top of page
Foto do escritorRedação

"Ainda Estou Aqui": Filme de Walter Salles Representa Brasil na Corrida pelo Oscar 2025

Nesta segunda-feira (23/09), a Academia Brasileira de Cinema anunciou que o filme "Ainda Estou Aqui", dirigido por Walter Salles, será o representante do Brasil na disputa por uma vaga ao Oscar 2025. A escolha foi feita por unanimidade pela Comissão de Seleção da Academia, que definiu o longa como candidato na categoria de Melhor Filme Internacional. Os dez filmes pré-selecionados para a disputa serão revelados em 17 de dezembro, e os indicados finais serão anunciados em 17 de janeiro.


Filme de Wlater Salles foi escolhido para representar o Brasil no Oscar 2025
Elenco de Ainda Estou Aqui, ao lado de Walter Salles, no Festival de Veneza - Foto: Reuters

"Ainda Estou Aqui" estreou no Festival de Cinema de Veneza, onde recebeu aclamação da crítica e conquistou o prêmio de Melhor Roteiro. O elenco conta com renomadas atuações de Fernanda Torres, Fernanda Montenegro, Selton Mello, Maeve Jinkings, Marjorie Estiano e Humberto Carrão. Ambientado no Brasil de 1971, o filme retrata um país em crise sob o crescente controle da ditadura militar.


A narrativa é baseada nas memórias de Marcelo Rubens Paiva sobre sua mãe, Eunice Paiva, e segue a vida de uma mãe de cinco filhos que se transforma em ativista após o sequestro de seu marido pela Polícia Militar, que desaparece sob custódia.


Além disso, a escolha de "Ainda Estou Aqui" pode potencialmente fortalecer a candidatura de Fernanda Torres ao Oscar de Melhor Atriz. Se a atriz for bem avaliada pela crítica durante a temporada de prêmios, suas chances de indicação aumentarão consideravelmente.


O Brasil já teve quatro indicações ao Oscar na categoria de Melhor Filme Internacional e um filme que chegou ao shortlist, mas não foi indicado. A última indicação foi em 1999, com "Central do Brasil", também dirigido por Walter Salles.


Com "Ainda Estou Aqui", o Brasil busca mais uma vez destacar seu cinema no cenário internacional e continuar a tradição de contar histórias significativas que refletem sua história e cultura.



Da Redação



Comments


bottom of page