Aneel Anuncia Bandeira Vermelha; Contas de Luz Mais Altas em Outubro
Este é o terceiro aumento do ano nas tarifas de energia elétrica
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que, a partir de 1º de outubro, as contas de luz passarão a operar sob a bandeira vermelha patamar 2. Isso resultará em um acréscimo de R$ 7,87 para cada 100 kWh consumidos. Este é o segundo mês consecutivo em que os valores das tarifas de energia aumentam.
A decisão da Aneel é impulsionada pelo baixo nível hidrológico e pela elevação do Preço de Liquidação de Diferenças (PLD), que é o indicador de referência para o mercado atacadista de energia. No mês anterior, setembro, a bandeira vermelha estava no patamar 1.
O sistema de bandeiras tarifárias foi implementado pela Aneel para refletir os custos da geração de energia elétrica no Brasil, um dos países com as tarifas de energia mais altas do mundo. Essa medida visa proporcionar um "papel mais ativo ao consumidor", incentivando ajustes no consumo para minimizar o impacto nas contas de luz.
A bandeira vermelha é um reflexo da seca severa que afeta o país, que limita a disponibilidade de água para a geração de energia e, ao mesmo tempo, aumenta a demanda da população. Este será o terceiro aumento nas contas de luz em 2024. O Brasil tem uma das tarifas mais caras de denergia do mundo.
Da Redação
Comments