top of page
Foto do escritorRedação

Autorizado concurso para perito médico federal do INSS

Ministério da Previdência quer convocar 500 médicos peritos imediatamente


Foi publicada nesta quinta-feira (14/11) a portaria que autoriza a realização do concurso público para o cargo de perito médico federal, com 250 vagas disponíveis para o Ministério da Previdência Social (MPS). A expectativa é que o edital do concurso do INSS seja publicado nos próximos seis meses. Além das vagas imediatas, o edital prevê outras 250 vagas de cadastro reserva, com a previsão de convocação imediata de até 500 aprovados.

fachada de posto do INSS
Concurso do INSS 2024 oferece 250 vagas para perito médico federal - Foto: Reprodução/Web

O concurso do INSS para perito médico tem como objetivo suprir o déficit de servidores em regiões com maior carência, como no Norte e no Nordeste do Brasil. A distribuição das vagas será priorizada para localidades fora das capitais, que concentram a maior parte dos profissionais já em exercício.


De acordo com o secretário de Regime Geral de Previdência Social, Adroaldo Portal, as provas do concurso do INSS para perito médico ocorrerão no mínimo dois meses após a publicação do edital. O documento trará detalhes sobre as etapas do certame, incluindo os locais de prova e o conteúdo programático.


O último concurso para perito médico foi realizado em 2011, quando foram abertas 375 vagas. Atualmente, o MPS conta com cerca de 3 mil peritos médicos federais. Os novos contratados serão lotados nas Divisões Regionais da Perícia Médica Federal e atuarão nas Agências da Previdência Social.


Os peritos médicos federais são servidores vinculados ao Departamento de Perícia Médica Federal (DPMF) e foram integrados ao quadro do MPS desde 2019, após a criação da Subsecretaria da Perícia Médica Federal (SPMF). Eles são regidos pelo Decreto nº 11.356, de 1º de janeiro de 2023, que vincula a Perícia Médica ao Ministério da Previdência Social, deixando o quadro do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).


Siga o InffoMix nas redes sociais:


Comentarios


bottom of page