Bodoquena é reconhecida como um dos melhores destinos sustentáveis do mundo
O município recebeu esse nome porque está situada na área da região serrana que tem o mesmo nome, cujo significado é “nascente em cima da serra”, em tupi-guarani
O município de Bodoquena, em Mato Grosso do Sul, conquistou um lugar no TOP 100 Stories da Green Destinations, uma competição que destaca as melhores práticas em turismo responsável e sustentável no mundo.
A iniciativa visa promover soluções inovadoras que superam os desafios da gestão turística, com ênfase em educação, preservação ambiental e inclusão social. O resultado foi divulgado na terça-feira, 15 de outubro, durante a Conferência Global Green Destinations 2024.
Localizado a 269 km da capital, Bodoquena participou da competição com a história “Parceria Ambiental: Fortalecendo Comunidades por Meio do Turismo”. O município é um dos participantes do Programa Del Turismo, uma colaboração do Sistema Comércio, por meio do Senac MS, em parceria com a Fundação de Turismo do Estado. Este programa visa fomentar o turismo sustentável e fortalecer a governança municipal de destinos turísticos.
A Premiação
Os destinos que participaram da competição passaram por uma rigorosa avaliação com base em 15 a 30 indicadores de sustentabilidade, alinhados às diretrizes do Conselho Global de Turismo Sustentável (GSTC). Para ser incluído, cada destino precisava atingir uma conformidade mínima de 60% com esses critérios.
Além do reconhecimento imediato, os destinos escolhidos ganham visibilidade internacional por suas iniciativas, tornando-se automaticamente elegíveis para os Green Destinations Stories Awards, que acontecerão durante a ITB Berlin 2025, o maior evento de turismo do mundo.
Esse reconhecimento global representa uma oportunidade valiosa para que os destinos compartilhem suas histórias de sucesso, inspirando outras localidades a adotarem práticas de turismo mais responsáveis e sustentáveis.
Da Redação com informações da FecomercioMS
Comentários