Brasil registra uma tentativa de fraude digital a cada 3 segundos no primeiro semestre
Indicador da Serasa Experian aponta que foram 5,3 milhões de ocorrências evitadas no período; MS teve o menor índice de tentativas do Centro-Oeste
No primeiro semestre de 2024, o Brasil registrou uma tentativa de fraude digital a cada três segundos, de acordo com o Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian. Durante esse período, 5,3 milhões de fraudes digitais foram evitadas graças às camadas de proteção aplicadas durante processos de autenticação de segurança.
Em junho de 2024, o país teve 860.966 tentativas de fraude digital, um aumento de 4,6% em comparação com o mesmo mês de 2023. O levantamento também revelou que mais da metade (60,4%) das tentativas de fraude digital foram identificadas por inconsistências nos dados cadastrais. Outros 33,2% foram detectados devido a padrões fraudulentos, como documentos falsificados e falhas na validação biométrica. Além disso, 6,4% das fraudes foram evitadas por comportamentos suspeitos em dispositivos, como histórico de fraudes associadas.
Dados por região
A fraude digital continua a ser uma preocupação nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. No primeiro semestre de 2024, estados como Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo apresentaram os maiores índices de tentativas de fraude digital. Por outro lado, os estados do Amapá, Acre e Roraima tiveram a menor participação nesse tipo de crime cibernético.
Na região Centro-Oeste, 492 mil tentativas de fraude digital foram evitadas no primeiro semestre deste ano. Goiás se destacou como o estado com o maior número de tentativas evitadas (174 mil), seguido por Mato Grosso (117 mil), Distrito Federal (115 mil) e Mato Grosso do Sul, com o menor índice (84 mil).
O setor bancário e de cartões (54%), lidera os registros de tentativas de fraude digital no Brasil. Em contraste, o setor de telefonia foi o menos afetado, com apenas 4,7% das ocorrências. Em termos de faixas etárias, os cidadãos com idades entre 36 e 50 anos foram os mais impactados, representando 35,5% das tentativas de fraude digital em junho de 2024.
Como evitar
• Para consumidores:
- Proteja documentos, celulares e cartões com senhas fortes para acessos em apps.
- Desconfie de ofertas de produtos ou serviços com preços muito abaixo do mercado.
- Tenha cautela ao clicar em links ou baixar arquivos em grupos e redes sociais.
- Cadastre suas chaves **Pix** apenas nos canais oficiais dos bancos.
- Nunca forneça senhas ou códigos fora do site do banco ou do aplicativo.
- Confirme sempre a identidade de amigos ou parentes antes de fazer transferências.
• Para empresas:
- Invista em tecnologias de prevenção à fraude digital.
- Certifique-se de que os dados usados para prevenção sejam verídicos e constantemente atualizados.
- Ofereça uma experiência fluida para o usuário, sem comprometer a segurança.
Com informações da Serasa Experian
Siga o InffoMix nas redes sociais:
Comments