top of page
Foto do escritorRedação

CAE do Senado Sabatina Gabriel Galípolo para a Presidência do BC

O economista, que é o atual diretor de Política Econômica do BC, passa por sabatina no Senado


Nesta terça-feira (8/10), a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado realiza a sabatina do economista Gabriel Galípolo, indicado pelo presidente Lula para assumir a presidência do Banco Central (BC). O nome de Gabriel Galípolo precisa ser ratificado tanto pela CAE quanto pelo plenário do Senado, o que pode ocorrer ainda hoje.


Gabriel Galípolo passa por sabatina no Senado
Gabriel Galípolo passa por sabatina no Senado - Foto: Agência Senado

Se confirmado, Galípolo sucederá Roberto Campos Neto, cujo mandato termina em 31 de dezembro. O novo presidente do BC terá um mandato de quatro anos a partir de 2025.


Durante a sabatina, Galípolo expressou ceticismo em relação aos dados da instituição sobre o mercado de apostas no Brasil, ressaltando que a regulação desse setor não é responsabilidade da autoridade monetária.


Atualmente, Galípolo é diretor de Política Monetária do Banco Central. Entre 2022 e 2023, ele participou ativamente das campanhas do então candidato Lula, além de ter integrado a equipe de transição e o Ministério da Fazenda, sob a liderança de Fernando Haddad.


Caso os senadores aprovem sua indicação, Galípolo assumirá o cargo em um momento de críticas à gestão de Roberto Campos Neto, que foi nomeado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em 2019. O presidente Lula já classificou Campos Neto como um "adversário político", especialmente devido às suas decisões sobre a Selic.


Galípolo é visto como um candidato familiar para os senadores, tendo sido sabatinado e aprovado pela CAE em 2023 para a diretoria de Política Monetária, com 39 votos a favor e 12 contra.


Atualização: A Comissão aprovou, agora há pouco, por unanimidade, a indicação de Gabriel Galípolo para presidente do Banco Central. Foram 26 votos favoráveis e nenhum contrário. A indicação segue, agora, para o Plenário em regime de urgência, e deve ser apreciada ainda esta tarde.



Da Redação com Agência Senado

Comments


bottom of page