Cerca de 19 Milhões de Pessoas são Afetadas por Incêndios no Brasil
CNM aponta os incêndios em todo o país nos meses de agosto e setembro também causaram prejuízo que chega a R$ 2 bilhões
Segundo levantamento da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), os incêndios registrados em todo o país em agosto e setembro atingiram mais de 19 milhões de pessoas e provocaram um prejuízo financeiro de R$ 2 bilhões.
O senador Jayme Campos (União-MT) defendeu a elaboração de um programa nacional de enfrentamento às mudanças climáticas, revisão do seguro rural e linhas de financiamentos para o setor produtivo.
Já o senador Chico Rodrigues (PSB-RO) sugeriu que o governos federal e estaduais invistam em tecnologia para combater os incêndios. Ele citou a compra de turbinas e de reservatórios de água que debelam o fogo com maior rapidez e alcance.
Saúde
As cidades ficam encobertas por fumaça, que trazem prejuízo à saúde da população. De acordo com profissionais da medicina, a inalação de fumaça pode causar problemas de várias maneiras:
• Sufocando o corpo com monóxido de carbono
• Envenenando o corpo com substâncias químicas tóxicas
• Danificando a traqueia, as passagens respiratórias e/ou os pulmões devido à presença de substâncias químicas tóxicas
• Causando secura e queimação da boca e da garganta por gases quentes ou pela baixa umidade do ar impactada pelas queimadas
Em casos mais graves de inalação de fumaça, é recomendado buscar ajuda médica. Em casos sem gravidade, a solução seria respirar bastante ar fresco, o que poderia ajudar a expandir os tecidos pulmonares e mantê-los funcionando adequadamente, porém, o ar está irrespirável, o que dificulta realizar este procedimento.
Também é recomendado verificar as previsões de poluição em sua área e evitar fazer exercícios ao ar livre.
Outubro
Só no início deste mês, foram registrados 1.443 focos de incêndios, a maioria no cerrado. Os dados são de ontem (03/10) e o estado com maior número de focos é o Pará. Os dados são do BDQueimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
Dos seis biomas brasileiros, cinco registraram a ocorrência de queimadas, tendo a Amazônia o segundo maior registro de focos, com um percentual de pouco mais de 38% do total. No cerrado brasileiro, os incêndios chegam a 42,3%, com 611 focos. O Pantanal, até ontem, registrava 50 focos.
Em 14 anos, o mês de setembro de 2024 foi considerado o pior em número de queimadas no Brasil, com 83.157 registros contra 109.030 focos em 2010. E só nos três primeiros dias de outubro, o país acumulou 4.648 focos de incêndio.
Da Redação com Agência Senado
Comments