Chuvas acompanhadas de ventos fortes estão previstas para Mato Grosso do Sul
A probabilidade é de 40mm de chuva e ventos de até 60km/h, com rajadas que devem ficar acima deste valor, entre esta quinta-feira e o próximo sábado
A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC), de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, alerta para a possibilidade de tempestades entre a tarde e noite desta quinta-feira (17/10), que poderá persistir até o próximo sábado (19).
Neste período, uma área de baixa pressão atmosférica, aliada ao transporte de calor, umidade e deslocamento de cavados deverão favorecer o aumento de nebulosidade, chuvas e tempestades acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo no Estado de Mato Grosso do Sul.
Os cavados podem ser causados por correntes de vento que ajudam a formar nuvens de tempestade. Eles podem ser afetados por sistemas frontais em declínio, que podem degenerar-se em cavados. Eles podem ser acompanhados de células convectivas que podem dar origem a ciclones tropicais.
Neste período, no estado, podem ocorrer chuvas significativas com acumulados acima de 40 mm em 24h. As temperaturas em Campo Grande, estão previstas mínimas entre 22-24°C e máximas entre 30-32°C. Os ventos atuam com valores entre 40-60 km/h e, pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento acima de 60 km/h.
Recomendações
A COMPDEC recomenda que, em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas, além disso, não é recomendado estacionar veículos nas proximidades de torres de transmissão ou de outdoors (placas de propaganda).
A Coordenadoria também recomenda que aparelhos elétricos sejam desligados das tomadas e, se possível, o desligamento dos quadros de energia também devem ser desligados.
Telefones úteis
• Em caso de queda de árvores, ligue 156
• Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, ligue 199
• Corpo de Bombeiros, ligue 193
Da Redação
Comments