top of page
Foto do escritorCristina Viduani

Conselho da Petrobras Aprova Retomada da Fábrica de Fertilizantes em Três Lagoas

Depois de nove anos, a retomada da fábrica foi autorizada pela Petrobras, atendendo a pedido do presidente Lula


A Petrobras anunciou nesta sexta-feira (25/10) a aprovação da continuidade das obras da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados (UFN-III) em Três Lagoas, Mato Grosso do Sul. Este projeto, que envolve um investimento de R$ 3,5 bilhões, estava paralisado desde 2015 e agora prevê iniciar operações em 2028.

fábrica de fertilizantes UFN-III em M
Petrobras retoma obras da fábrica de fertilizantes UFN-III em MS - Foto: Reprodução/Petrobras

A decisão do conselho foi baseada em uma "criteriosa reavaliação", que confirmou a atratividade econômica da fábrica de fertilizantes. A Petrobras destacou que o projeto se integra à sua carteira em implantação no Plano Estratégico vigente, e já se prepara para o início dos processos de contratação para retomar as obras.


Historicamente, a Petrobras buscou vender o projeto da UFN-III, visando focar na exploração de campos de petróleo de alta rentabilidade. No entanto, com a nova administração, a empresa vem revertendo essa estratégia, respondendo a demandas do presidente Lula. Entre as tentativas de venda, destacou-se uma negociação com a Rússia, que não teve sucesso.


A UFN-III terá capacidade de produzir anualmente cerca de 1,2 milhão de toneladas de ureia e 70 mil toneladas de amônia. Sua localização estratégica próximo aos principais mercados consumidores em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Paraná e São Paulo garantirá um suprimento confiável em um mercado com crescente demanda por fertilizantes nitrogenados.


A aprovação acontece enquanto a Petrobras se prepara para apresentar, no próximo mês, seu plano estratégico para o período de 2025 a 2029.


Siga o InffoMix nas redes sociais:


Comments


bottom of page