top of page
Foto do escritorRedação

Credencial de estacionamento para idosos e PCDs agora é digital; saiba como emitir

Documento, que antes precisava ser impresso para exibição no painel do veículo, passa a ser digital e com validade vitalícia para os idosos


Mais de 16 milhões de pessoas com 60 anos ou mais, que possuem ou já possuíram carteira de habilitação, agora podem contar com a versão digital da credencial de estacionamento exclusivo para idosos. A nova facilidade estará disponível a partir desta sexta-feira (25), através do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT).


Idoso abrindo a porta de um carro
Credencial digital de estacionamento para idosos e PCDs garante acesso facilitado a vagas especiais - Foto: Eduardo Cysne/MT

Além dos idosos, essa medida também beneficia cerca de 3,4 milhões de pessoas com deficiência (PCDs) cadastradas no Registro de Referência da Pessoa com Deficiência.


Anteriormente, a credencial era emitida por estados e municípios e precisava ser impressa para ser exibida no painel do veículo. Com a nova versão digital, a credencial terá validade em todo o território brasileiro e pode ser acessada de forma prática e online.


O processo de emissão é completamente digital, sem a necessidade de deslocamentos. Os beneficiários podem optar pela versão impressa (disponível no Portal da Senatran) ou pela versão digital via aplicativo CDT.


A iniciativa da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), está alinhada às diretrizes da Estratégia Federal de Governo Digital 2024-2027, que visa promover a digitalização dos serviços públicos com foco no cidadão, segundo a Senatran.


Uma das principais mudanças é que a credencial, que anteriormente tinha validade de 5 anos, agora será vitalícia para os idosos. Para as pessoas com deficiência, a autorização será mantida enquanto estiverem na base do Registro de Referência da Pessoa com Deficiência.


Para utilizar a versão digital, a credencial pode ser vinculada a apenas um veículo, que pode ser alterado a qualquer momento.


Isidro dos Santos Monteiro, gerente de Soluções Digitais para Trânsito do Serpro, explica que agentes de trânsito e policiais têm acesso a um aplicativo de fiscalização que permite verificar, por meio da placa do veículo ou QR Code, se há uma credencial vinculada ao automóvel estacionado.


O descumprimento das regras pode resultar em multas e sanções severas, com infrações classificadas como gravíssimas, resultando em 7 pontos na CNH e uma multa de R$ 293,47, além da remoção do veículo. “O uso da credencial digital será cada vez mais comum e se tornará a regra no país em breve”, afirma Isidro.


Como Emitir e Vincular a Credencial


Para emitir e vincular a Credencial de Estacionamento Digital no aplicativo CDT, abra o app, acesse a seção "Condutor", selecione "Credencial de Estacionamento" e escolha "Credencial de Idoso" ou "Credencial PCD", conforme o caso. Toque em "Emitir Credencial", aceite os termos e a credencial aparecerá na tela. A validação será feita via Renach para idosos e por integração com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania e INSS para PCDs.


Para vincular a credencial, selecione "Vínculo da credencial a veículo". Escolha entre veículo próprio ou de terceiros e siga as instruções. O proprietário do veículo precisará aceitar a solicitação no aplicativo CDT.


cartaz com explicações sobre credenciais para idosos e CPDs


O Portal de Serviços da Senatran oferece um tutorial detalhado sobre a credencial de estacionamento.


Mudança de Cultura


A implementação da credencial digital exigirá uma mudança de cultura na sociedade brasileira. A ausência do documento no painel do veículo não indicará necessariamente irregularidade. Para evitar o uso inadequado das vagas, a tecnologia será a chave.


Os agentes de trânsito e cidadãos poderão usar o aplicativo CDT para verificar se um veículo está estacionado de forma regular ou irregular em vagas especiais.


A credencial de estacionamento, que antes tinha validade de 5 anos, agora será vitalícia para os idosos, proporcionando mais comodidade e segurança no uso das vagas exclusivas.


Siga o InffoMix nas redes sociais:


Comments


bottom of page