Demanda por crédito deve ficar forte no quarto trimestre, diz Banco Central
O levantamento coletou as avaliações de instituições financeiras sobre as condições do crédito bancário para empresas e pessoas físicas
Instituições financeiras indicam que a demanda por crédito deve permanecer relativamente forte no quarto trimestre de 2024, mas a oferta de crédito apresenta "sinais de inflexão", de acordo com a Pesquisa Trimestral de Condições de Crédito (PTC), conduzida pelo Banco Central (BC). A pesquisa, divulgada nesta quinta-feira (21/11), mostra que as condições de crédito bancário para grandes empresas, micro, pequenas e médias empresas (MPMEs), crédito voltado ao consumo e crédito habitacional devem passar por mudanças importantes até o final do ano.
A pesquisa foi realizada entre os dias 14 e 25 de outubro, com a participação de 71 instituições financeiras, que avaliaram as condições de crédito para diversos segmentos: grandes empresas, MPMEs, pessoas físicas (PF) e crédito habitacional. As instituições apontam que, no terceiro trimestre de 2024, as condições de oferta de crédito estavam mais flexíveis, exceto para grandes empresas, que enfrentaram um cenário de restrição de crédito.
Inadimplência e Expectativas
Embora a avaliação do terceiro trimestre tenha sido neutra, as instituições financeiras preveem uma piora nas condições de crédito no quarto trimestre, com destaque para o aumento da inadimplência e uma maior restrição nas condições de financiamento para MPMEs. Em contraste, o crédito voltado para o consumo, especialmente para as famílias, deverá manter condições mais flexíveis, com destaque para a tolerância ao risco e a captação de novos clientes.
As instituições financeiras projetam uma leve piora na disponibilidade de funding (recursos financeiros) e em alguns fatores ligados ao risco de inadimplência, que podem impactar os níveis de crédito oferecidos. A evolução da inadimplência é esperada para ser mais controlada no quarto trimestre, especialmente para pessoas físicas, com uma desaceleração no crescimento da inadimplência nas MPMEs.
Além disso, as expectativas para as grandes empresas indicam uma melhora pequena na capacidade de pagamento das dívidas (ratings), enquanto o crédito habitacional pode enfrentar um cenário mais restritivo. A disponibilidade de funding continua sendo um fator de preocupação, principalmente para as MPMEs e no crédito habitacional.
Em suma, as previsões para o crédito no quarto trimestre de 2024 apontam para um cenário de restrição no crédito bancário, especialmente para grandes empresas e MPMEs, enquanto o crédito ao consumo e o crédito habitacional para pessoas físicas devem seguir com condições mais estáveis. A inadimplência será um fator chave a ser monitorado, com um possível impacto na oferta e no custo do crédito.
Siga o InffoMix nas redes sociais:
Comments