Detectada Nova Linhagem da Variante Omicron, do Sars-CoV-2 - Covid
A linhagem XEC, que pertence à variante Omicron, do vírus Sars-CoV-2, vem se espalhando pelo mundo e foi detectada em três estados brasileiros, informa a Fiocruz
A linhagem XEC, da variante Ômicron do vírus Sars-CoV-2, detectada no Brasil, tem se espalhado globalmente. Identificada no Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina, essa linhagem preocupa pela possível maior transmissibilidade.
Segundo a virologista Paola Resende, do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), dados internacionais indicam que a XEC pode ser mais contagiosa, mas ainda é necessário avaliar seu comportamento no Brasil.
“Em outros países, essa variante tem apresentado sinais de maior transmissibilidade, aumentando a circulação do vírus. É importante observar o que vai acontecer no Brasil. O impacto da chegada dessa variante pode não ser o mesmo aqui porque a memória imunológica da população é diferente em cada país, devido às linhagens que já circularam no passado”, explica Paola, que também atua na Rede Genômica Fiocruz.
A primeira detecção no Brasil foi feita pelo IOC/Fiocruz, a partir de amostras de dois pacientes do Rio de Janeiro diagnosticados com COVID-19 em setembro. As sequências genéticas da linhagem XEC foram enviadas à plataforma Gisaid, e outras amostras da mesma variante foram posteriormente confirmadas em São Paulo e Santa Catarina.
Classificada como uma "variante sob monitoramento" pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 24 de setembro de 2024, a XEC apresentou sinais de vantagem de crescimento em relação a outras linhagens, o que levou à sua rápida disseminação por mais de 35 países.
Apesar de os dados da Secretaria de Saúde do Rio e do Infogripe/Fiocruz não indicarem aumento de casos de COVID-19 na cidade, a virologista Paola Resende alerta para o enfraquecimento da vigilância genômica no Brasil e destaca a importância do monitoramento contínuo do vírus.
O boletim InfoGripe da Fiocruz mostra uma queda nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por COVID-19 em estados do Centro-Sul, mas observa aumento em regiões como Minas Gerais, Pernambuco, Acre e Pará, principalmente entre idosos. Especialistas reforçam a importância da vacinação, especialmente para crianças, idosos e pessoas com comorbidades, e alertam para o uso de máscaras em locais fechados e em áreas de risco.
Da Redação com informações da Fiocruz
留言