Deu Ruim: X Pagou Multa em Conta Errada e Moraes Pede Regularização
Ministro determinou que Caixa faça transferência imediata dos valores para o Banco do Brasil
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), anunciou nesta sexta-feira (4) que a rede social X depositou incorretamente R$ 28,6 milhões em multas judiciais. O pagamento, feito em uma conta da Caixa Econômica Federal, não foi realizado na conta correta, que deveria ser do Banco do Brasil. Moraes ordenou a regularização do depósito para que a plataforma X possa retomar suas atividades no Brasil.
Em uma atualização anterior, a empresa havia informado ao STF que a multa estava quitada e solicitou o desbloqueio da plataforma, que se encontra suspensa desde 30 de agosto. Na decisão, o ministro ressaltou a necessidade de regularizar o pagamento para que as multas sejam totalmente adimplidas.
Além disso, Moraes determinou que a Caixa Econômica proceda à "transferência imediata" dos R$ 28,6 milhões para a conta judicial apropriada. Após a regularização, a Procuradoria-Geral da República (PGR) deverá se manifestar sobre o pedido de desbloqueio da plataforma, e Moraes decidirá se a X poderá voltar ao ar.
A suspensão da rede social ocorreu após o fechamento do escritório da X no Brasil, o que resultou na falta de um representante legal, uma exigência para a operação de empresas no país. O bilionário Elon Musk, proprietário da X, anunciou a desativação da sede brasileira após a empresa ser multada por não remover perfis de investigados que publicavam mensagens antidemocráticas.
Recentemente, a representação da X foi reativada com a advogada Rachel Villa Nova como representante legal. Com o restabelecimento da representação e o pagamento da multa, a rede social X solicitou ao ministro Moraes o retorno às suas atividades.
Da Redação
Yorumlar