Dia Mundial do Ovo: Consumo da Proteína em 2024 Será o Maior da História
Produção deverá ser recorde este ano, se aproximando de 57 bilhões de unidades
O Dia Mundial do Ovo (11/10), é comemorado em todas as nações produtoras e consumidoras dessa proteína. É o caso do Brasil que, atualmente, é o quinto maior produtor desta proteína, e mantém níveis de consumo bem acima da média internacional, que é de 230 unidades.
Ao longo deste ano, a cada segundo, as granjas brasileiras têm produzido em ritmo recorde, alcançando cerca de 1.800 unidades por segundo, ressalta a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) em meio às comemorações do Dia Mundial do Ovo, celebrado esta sexta-feira, 11 de outubro.
Mato Grosso do Sul
No primeiro trimestre de 2024, Mato Grosso do Sul bateu recorde na produção de ovos de galinha, produzindo 21,5 milhões de dúzias. Esse valor é 13,1% maior do que o do último trimestre de 2023, quando a produção foi de 18,9 mil dúzias.
A produção de ovos em MS está concentrada em cinco cidades: Terenos, Ivinhema, Sidrolândia, Dourados e Cassilândia, que juntas respondem por 79,4% do total do estado e o estado poderá se tornar um dos maiores produtores de ovos do país com a promessa de instalação de um megaempreendimento de avicultura.
Brasil
A produção brasileira de ovos para consumo também bateu recorde no primeiro trimestre de 2024, com 893 milhões de dúzias produzidas. Esse volume foi 2,8% maior que o do último trimestre de 2023.
Conforme perspectivas da associação, o Brasil deverá encerrar o ano alcançando o marco de 56,900 bilhões de unidades de ovos produzidos nas granjas de norte a sul do país. O número é recorde, e supera em 8,5% a produção registrada no ano anterior, com 52,448 bilhões de toneladas.
A produção, de acordo com o presidente da ABPA, Ricardo Santin, tem sido impulsionada pelo aumento do consumo da proteína, que deverá encerrar o ano no maior patamar da história do setor.
De acordo com as projeções da associação, cada brasileiro deve consumir até 263 unidades ao longo dos 12 meses deste ano, 21 unidades a mais em relação à 2023, quando o índice chegou a 242 unidades.
De Vilão a Herói
Até pouco tempo, o ovo foi considerado um vilão da saúde, mas, hoje, os conceitos mudaram e, agora, é considerado um alimento funcional, nutricionalmente completo, proteico, que pode trazer diversos benefícios para a saúde, além de ser um alimento barato.
Versátil, o ovo pode ser preparado de diversas formas, como cozidos, fritos, mexidos, pochê, omeletes e quiches. Podem ser o ingrediente principal em muitas receitas, desde pratos salgados até sobremesas.
É uma proteína completa, ou seja, contém todos os aminoácidos, além das vitaminas A, D, E e do complexo B, fósforo, ferro e cálcio. Também possui nutrientes com ação antioxidante como os carotenoides, a vitamina A e E, ácido fólico, zinco, magnésio e selênio.
Benefícios do Consumo
• Controla a glicemia: Por ter poucos carboidratos e um índice glicêmico baixo, o ovo é uma boa fonte de proteína para pessoas com diabetes.
• Ajuda na perda de peso: O ovo é pouco calórico e rico em proteínas e gordura, o que ajuda a prolongar a sensação de saciedade.
• Aumenta a massa muscular: O ovo é uma fonte de proteína de origem animal, que fornece aminoácidos essenciais.
• Previne doenças cardiovasculares: O ovo pode ajudar a reduzir o colesterol ruim e aumentar o colesterol bom, o que ajuda a prevenir doenças como aterosclerose, infarto e derrame.
• Previne o envelhecimento precoce: O ovo contém antioxidantes como a luteína e a zeaxantina, que combatem os radicais livres.
• Mantém a saúde dos ossos e dos dentes: O ovo contém cálcio e fósforo.
• Melhora a memória e concentração: O ovo pode ajudar a melhorar a memória e a concentração.
Em média, cada unidade de ovo contém 6g de proteína.
Da Redação
Kommentit