top of page
Foto do escritorRedação

Diabetes Sem Controle Aumenta Risco de Trombose

Descoberta sobre proteína que atua em células do sangue pode levar a estratégias para prevenir doenças cardiovasculares relacionadas ao diabetes


Que a diabetes é uma doença silenciosa e grave, a maioria sabe. Mas, agora, um estudo mostra que o aumento da glicose estimula o acúmulo de células nos vasos e pode causar trombose. A conclusão é de uma pesquisa de cientistas do Cepid Redoxoma, sediado no Instituto de Química (IQ) da USP.


pessoa com um doce e um medidor de glicemia nas mãos
A hiperglicemia foi o fator de risco que mais se associou a mortes por doenças cardiovasculares - Foto: Reprodução/Web

O estudo revelou novos mecanismos pelos quais a hiperglicemia provoca a trombose. Os pesquisadores identificaram uma proteína que, em situações onde há excesso de glicose no sangue, favorece o acúmulo de plaquetas (células sanguíneas) na parede dos vasos, levando à formação de trombos, coágulos que obstruem o fluxo sanguíneo.


A pesquisa pode levar a estratégias direcionadas para prevenir disfunção cardiovascular em pessoas com diabetes ou naquelas que apresentam hiperglicemia prolongada. Os resultados estão em artigo publicado no Journal of Thrombosis and Haemostasis.


“A principal causa de morte na população brasileira e em vários outros países latino-americanos, são eventos isquêmicos, doenças cardiovasculares, como infarto e AVC isquêmico, nos quais a trombose arterial é o evento causal precipitante. Essas doenças podem ser desencadeadas por uma série de fatores de risco, como hiperglicemia, dislipidemia e hipertensão”, afirmou Renato Gaspar, que realizou a pesquisa durante o pós-doutorado, sob a supervisão de Francisco Rafael Martins Laurindo, do Instituto do Coração (InCor) da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) e do Cepid Redoxoma.


Desses fatores, a hiperglicemia parece se associar de maneira muito importante com as doenças cardiovasculares, disse Gaspar. A hiperglicemia ocorre quando há um excesso de glicose (açúcar) no sangue e é uma das manifestações do diabetes.


Em um artigo publicado em 2022 na revista Plos One, os pesquisadores mostraram que, no Brasil, entre 2005 e 2017, a hiperglicemia foi o fator de risco que mais se associou a mortes por doenças cardiovasculares em comparação a outros fatores modificáveis.



Da Redação com USP

コメント


bottom of page