Dizem por aí: Petrobras deve reduzir investimentos previstos para 2025
A nova projeção está sendo elaborada no âmbito do novo plano estratégico para o período de 2025 a 2029, a ser divulgado em novembro
Fontes, que preferem ficar no anonimato, que a Petrobras deve reduzir seus investimentos previstos em 21 bilhões de dólares para 2025, conforme afirmam três fontes ligadas às discussões à agência Reuters. A decisão teria sido tomada, apesar dos pedidos do governo para que a estatal acelere seus projetos, marcando o terceiro ano consecutivo em que a Petrobras não consegue cumprir suas metas de investimento.
A nova projeção está sendo elaborada no âmbito do novo plano estratégico para o período de 2025 a 2029, que será divulgado em novembro. O plano atual, que abrange de 2024 a 2028, previa aportes de 21 bilhões de dólares para 2025, mas fontes indicam que a companhia está considerando uma estimativa inicial de cerca de 17 bilhões de dólares, o que representa um corte de 19%.
Vários fatores influenciam essa revisão, incluindo o aumento dos preços globais de insumos e equipamentos, limitações de financiamento e problemas no cronograma de execução de obras. Em 2023, a Petrobras investiu 12,7 bilhões de dólares, 21% abaixo do planejado, devido a adiamentos e atrasos relacionados a licenciamento ambiental.
Com o objetivo de reavaliar suas projeções, a Petrobras busca um planejamento mais realista e menos otimista. "Não é viável saltar de 14 bilhões para 21 bilhões em um ano; precisamos de metas que estejam mais alinhadas com a realidade", declarou uma fonte.
O novo plano também priorizará projetos de menor investimento, mas com retorno mais rápido, o que pode atender às expectativas do governo, focando na ampliação da produção de óleo e gás.
Da Redação com Reuters
Comments