top of page
Foto do escritorRedação

Eleições 2024: 103 Municípios Podem Ter Segundo Turno

As eleições 2024 prometem agitar o cenário político brasileiro, com 103 municípios, de um total de 5.569, tendo a possibilidade de um segundo turno nas votações para a prefeitura. Esta situação ocorrerá apenas se nenhum candidato conseguir a maioria absoluta (metade mais um dos votos válidos) no primeiro turno, programado para o dia 6 de outubro.


As urnas eletrônicas serão usadas em todo o país nas eleições 2024
São mais de 100 municípios com possibilidade de segundo turno no dia 27 de outubro - Foto: Reprodução/Web

De acordo com a Constituição Federal e a Resolução 23.734/2024 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), somente cidades com mais de 200 mil eleitores aptos poderão realizar um segundo turno. Para os municípios menores, a eleição será decidida com o candidato que receber a maior quantidade de votos no primeiro turno.


No caso das cidades que avançarem para o segundo turno, os eleitores retornarão às urnas no dia 27 de outubro. As 103 cidades que podem ter essa etapa adicional reúnem aproximadamente 60,5 milhões de eleitores, o que representa 38,8% do total nacional de 155,9 milhões de pessoas habilitadas a votar neste pleito.


Entre os municípios mais populosos, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte se destacam, com 9,3 milhões, 5 milhões e 1,9 milhão de eleitores, respectivamente. Por outro lado, Parauapebas (PA), Imperatriz (MA) e Magé (RJ) são as cidades com menos eleitores aptos para o segundo turno, contando com cerca de 200 mil a 201 mil votantes cada.


São Paulo lidera com 30 cidades com mais de 200 mil eleitores, seguido pelo Rio de Janeiro com 11 e Minas Gerais com 8. Nos últimos quatro anos, nove cidades alcançaram esse marco eleitoral, incluindo Camaçari (BA) e Foz do Iguaçu (PR).


Enquanto isso, a cidade de Governador Valadares (MG) viu seu eleitorado cair de 213 mil em 2020 para 198 mil em 2024, ficando abaixo do limite para o segundo turno.


Vale destacar que, com exceção do Distrito Federal, todas as 26 capitais brasileiras têm a possibilidade de realizar um segundo turno. O DF, com mais de 2,81 milhões de habitantes, não participa das eleições municipais, devido à proibição de sua divisão em municípios, estabelecida pela Constituição Federal.


A contagem regressiva para as eleições 2024 já começou, e o cenário se torna cada vez mais interessante para eleitores e candidatos. Prepare-se para uma jornada política que poderá definir os rumos de muitas cidades no Brasil.



Com informações da Agência Brasil e TSE

Comments


bottom of page