top of page
Foto do escritorRedação

Em 60 dias, Incêndios Florestais Deixam Mais de Mil Pessoas Desalojadas

Um relatório recente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), divulgado em nesta quinta-feira (26/09), revelou dados alarmantes sobre os incêndios florestais no Brasil. Nos meses de agosto e setembro, mais de mil pessoas foram desalojadas ou desabrigadas devido a queimadas ilegais que devastaram os principais biomas do país.


Incêndios florestais ilegais deixam mais de mil desabrigados no Brasil
Nos dois últimos meses, 573 municípios declararam situação de emergência em razão dos incêndios florestais - Foto: Yahoo/UK News

Em dois meses críticos, 573 municípios declararam situação de emergência em resposta a esses incêndios. Estima-se que cerca de 15,4 milhões de pessoas na Amazônia Legal foram afetadas, seja pela sobrecarga nos sistemas de saúde ou pela interrupção de serviços essenciais para minimizar a exposição à fumaça.


Do total de atingidos, 1.042 pessoas foram obrigadas a abandonar suas casas. "O número pode ser ainda maior, já que muitos municípios não reportaram dados sobre desalojados e desabrigados", alertou a CNM. Esse total é mais de trinta vezes maior do que o número de brasileiros desabrigados por incêndios florestais durante todo o ano de 2023, que foi de apenas 32 pessoas.


As consequências dessa onda de incêndios florestais também têm impacto econômico significativo, com um prejuízo estimado em R$ 1,3 bilhão para os municípios. "Essa situação ressalta a urgência de o Brasil implementar medidas concretas para prevenir e enfrentar desastres como os incêndios florestais, que afetam gravemente a saúde, o meio ambiente e o desenvolvimento do país", afirmou Paulo Ziulkoski, presidente da CNM.


A CNM também está mobilizando esforços no Congresso para coletar assinaturas necessárias para uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que desvincule a aplicação de recursos do Fundo Nacional de Mudança Climática do orçamento da União. A proposta destina 3% de toda a arrecadação anual do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para o fundo.



Da Redação com Congresso em Foco

댓글


bottom of page