top of page
Foto do escritorRedação

Feira do Artesão Livre: Oportunidade para prestigiar o talento de internas e internos de MS

A ação busca valorizar o artesanato prisional, dando visibilidade ao trabalho desenvolvido por internos e internas do sistema prisional do Estado


A 20ª edição da Feira do Artesão Livre, promovida pelo Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), acontece nos dias 26, 27 e 28 de novembro, das 13h às 17h, no Fórum Heitor Medeiros, localizado na rua da Paz, nº 14, no Jardim dos Estados, em Campo Grande. O evento, que celebra uma década de existência, conta com o apoio de diversas instituições, como a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), o Conselho da Comunidade, o Instituto Ação pela Paz e a Universidade Presbiteriana Mackenzie/SP.

professora ensinando internas do sistema prisional de MS
Internas de Campo Grande aprendem arte em resina - Foto: Arquivo/Karla Mattos

A Feira do Artesão Livre é uma ação que visa dar visibilidade ao trabalho desenvolvido por internos e internas do sistema prisional de Mato Grosso do Sul. Este ano, centenas de produtos exclusivos, feitos à mão, estarão à venda no evento, com peças originárias de presídios de Campo Grande, Dourados, Jateí, Coxim, Aquidauana, São Gabriel do Oeste, Caarapó, Rio Brilhante e Três Lagoas. Entre os itens disponíveis, o público encontrará desde panos de prato e jogos de toalhas de banho bordadas até bijuterias, decoração em argila e metal, e artigos resinados, como colares, chaveiros e porta-jarras.


A arte com resina, em especial, se destaca nesta edição da feira. As internas de Campo Grande tiveram aulas com a professora e artista plástica Karla Mattos, que ensinou técnicas de produção de peças decorativas com resina. As obras, feitas ao longo de vários meses, estarão expostas ao público, reforçando o potencial criativo das internas.

internas aprendendo arte em resina
Alunas confeccionaram peças natalinas em resina durantes aulas da professora Karla Mattos - Foto: Arquivo/Karla Mattos

A promotora de Justiça Jiskia Sandri Trentin, coordenadora da 50ª Promotoria de Justiça, destacou o caráter histórico do evento. “A Feira do Artesão Livre completa uma década e se tornou um marco importante. Começou de forma simples e agora, com as parcerias e o apoio de todos, é uma grande vitrine para o talento dos internos. Isso mostra que, quando oferecemos oportunidades, as pessoas podem se transformar, assim como os materiais se transformam nas mãos deles”, afirmou Jiskia.


A Feira do Artesão Livre tem sido uma grande oportunidade de ressocialização e inclusão social para os internos, ao mesmo tempo em que oferece ao público a chance de adquirir produtos artesanais de qualidade, feitos com dedicação e muito talento. Não perca a chance de prestigiar e apoiar essa importante iniciativa, que também contribui para a valorização do trabalho artesanal no estado de Mato Grosso do Sul.


Siga o InffoMix nas redes sociais:


Comments


bottom of page