top of page
Foto do escritorRedação

Feriadão: O que abre e fecha entre 14 e 17 de novembro

As repartições públicas do Estado não funcionam nesta quinta, mas as municipais, sim


Com a mudança do ponto facultativo do Dia do Servidor Público Estadual para o mês de novembro, Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul, se prepara para um feriadão prolongado. O feriado ocorrerá entre os dias 14 e 17 de novembro, quando todos os órgãos públicos estaduais estarão fechados. Para os órgãos públicos municipais, o feriado será apenas na sexta-feira (15/11), em comemoração ao Dia da Proclamação da República.

pessoa colocand placa de "fechado" em porta de comércio
Feriadão em Campo Grande: o que funciona e não funciona de 14 a 17 de novembro - Foto: Reprodução/Web

A Fecomercio/MS informou que, no comércio de Campo Grande, as lojas poderão abrir normalmente nos dias 15 e 20 de novembro. O dia 15 e o dia 20, como feriados nacionais da Proclamação da República, e Dia da Consciência Negra, respectivamente, são datas com regras específicas para o funcionamento do comércio, conforme a Convenção Coletiva de Trabalho firmada entre o Sindivarejo Campo Grande e o Sindicato dos Empregados no Comércio.


Para os empresários que optarem por abrir seus estabelecimentos, a compensação de horas será obrigatória. O trabalhador deve receber uma folga, preferencialmente na semana seguinte ao feriado, com um limite máximo de 15 dias. Além disso, é necessário que as empresas comuniquem ao sindicato, com até cinco dias de antecedência, além do pagamento de uma taxa de R$ 22,00 por funcionário (exceto para aqueles que já são contribuintes ao sindicato).


Já os supermercados, conforme a Convenção Coletiva de Trabalho, poderão abrir durante todos os feriados, exceto no Natal e Ano Novo.


Em resumo, o feriadão de novembro em Campo Grande traz a oportunidade de descanso para servidores públicos e possíveis mudanças nos horários de funcionamento para o comércio local. Vale a pena conferir as regras de funcionamento dos estabelecimentos comerciais e públicos antes de sair de casa.


Siga o InffoMix nas redes sociais:


Comments


bottom of page