G20 começa nesta quinta, no Rio de Janeiro
Governador de MS é o representante dos chefes do Executivo de todo o país
Pela primeira vez na história do G20, a sociedade civil global será ouvida diretamente pelos líderes mundiais, no G20 em 2024. Os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva, do Brasil, e Cyril Ramaphosa, da África do Sul, confirmaram presença na Cúpula do G20 Social, marcada para 16 de novembro.
Durante o evento, será entregue um documento elaborado por organizações sociais de diferentes países, marcando uma nova etapa na participação civil nas discussões globais. A ampliação dessa participação foi um compromisso da presidência sul-africana do G20.
O G20 de 2024 se estrutura em três dias de atividades:
Dia 14 - Abertura oficial às 14 horas, com atividades autogestionadas por movimentos sociais internacionais
Dia 15 - Plenárias simultâneas sobre os eixos prioritários propostos pela presidência brasileira do G20
Dia 16 - Plenária Final, culminando com a entrega de propostas aos presidentes do Brasil e da África do Sul
Governador de MS
O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, representará os governadores dos estados brasileiros no G20. Ele foi escolhido pela Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), Associação Brasileira de Municípios (ABM), Fórum Nacional de Governadores e pela Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República. Riedel participará do painel "Compromisso com a Ação: a Abordagem Brasileira para uma Governança Climática Multinível", onde apresentará as ações do Estado de Mato Grosso do Sul no enfrentamento das mudanças climáticas e no desenvolvimento sustentável.
Dentre os destaques do Governo de Mato Grosso do Sul, estará a preservação do Pantanal, com a implementação da 1ª Lei do Pantanal, além da meta de tornar o Estado o primeiro do Brasil a alcançar a neutralidade de carbono até 2030, além do pagamento por serviços ambientais e criação do Fundo Clima, que permite atração de recursos internacionais para a conservação e preservação do bioma.
O Roadmap Estado Carbono Neutro, lançado em 2024, também será apresentado, com foco no desenvolvimento de políticas climáticas municipais. Com dois terços dos municípios mapeados, o programa será expandido até março de 2025, quando todos os municípios do Estado estarão incluídos. Os resultados preliminares serão divulgados no II Fórum Estadual de Mudanças Climáticas, previsto para o final de novembro.
O governador Riedel também marcará a abertura do evento U20 (Urban 20), um fórum que antecede a Cúpula de Líderes do G20 no Brasil, evento que abre as ações do evento no país, reunindo representantes das cidades dos países membros do G20. A Cúpula de Líderes, agendada para os dias 18 e 19 de novembro de 2024, será no Museu de Arte Moderna (MAM), no Rio de Janeiro. A agenda da cúpula incluirá discussões sobre inclusão social, transições energéticas e o papel das cidades no enfrentamento das mudanças climáticas.
Siga o InffoMix nas redes sociais:
Comentários