Governo desiste do horário de verão em 2024
A decisão foi tomada após análise do Ministério de Minas e Energia, que garante que não haverá desabastecimento de energia no país
O governo federal anunciou, nesta quarta-feira (16/10), que o horário de verão não será retomado neste ano. A decisão foi tomada após uma reunião que avaliou os impactos econômicos e energéticos da medida.
De acordo com o governo, os benefícios econômicos associados à mudança de horário não justificam sua adoção, mantendo, assim, o horário convencional em todo o país. O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, havia declarado anteriormente que a implementação do horário de verão só ocorreria se fosse "estritamente necessária".
Inicialmente, a proposta de retomar o horário de verão foi defendida por Silveira como uma resposta à seca e ao impacto na geração de energia. No entanto, com o início do período chuvoso, o tema perdeu força.
Além disso, empresas aéreas expressaram resistência à mudança, uma vez que as passagens foram vendidas sem considerar a alteração no fuso horário. A indústria também manifestou preocupações sobre um possível aumento de custos.
Por outro lado, setores como o turismo e bares e restaurantes continuam defendendo a volta do horário de verão, que tradicionalmente aumenta o movimento nesses segmentos. A volta do horário poderia resultar em um aumento de faturamento de até 15% para bares e restaurantes, segundo uma associação do setor.
Assista a entrevista coletiva concedida pelo ministro Silveira, na tarde desta quarta-feira.
Da Redação
Commentaires