top of page
Foto do escritorRedação

Haddad deve anunciar pacote de corte de gastos nesta quinta

O anúncio vai depender da reunião de Lula com Pacheco e Lira, quando o presidente explicará as medidas aos presidentes do Congresso


O governo federal deve anunciar, ainda hoje (7/11), um pacote de medidas de corte de gastos obrigatórios após a reunião entre o presidente Lula, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. Se as negociações forem concluídas até o início da tarde desta quinta-feira, as ações de corte de gastos poderão ser divulgadas no mesmo dia, conforme informou o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Ministro da Fazenda, Fernando Haddad
Pacote de medidas pode ser anunciado ainda hoje, pelo ministro Fernando Haddad - Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

Segundo Haddad, faltam apenas dois detalhes jurídicos para finalizar o pacote, antes de o presidente Lula tomar a decisão final sobre as medidas. A reunião, inicialmente agendada para a tarde de quarta-feira (6/11), foi adiada para hoje, às 9h30 (horário de Brasília), devido ao atraso em outra reunião, que aconteceu ontem, sobre ações de combate às mudanças climáticas no país.


O ministro da Fazenda não revelou os detalhes das medidas, mas indicou que o pacote será composto por uma proposta de emenda à Constituição e um projeto de lei complementar. O Ministro explicou que algumas medidas foram retiradas do pacote, pois gerariam uma economia muito pequena no Orçamento. “Não adianta apresentar uma proposta polêmica que tenha baixo impacto fiscal”, disse o ministro ao sair do Ministério da Fazenda, na noite de ontem.


Haddad também não comentou a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom), que aumentou a Taxa Selic em 0,5 ponto percentual, para 11,25% ao ano. O ministro afirmou que aguardará a ata do Copom, que será divulgada na próxima terça-feira (12/11), para fazer uma análise mais detalhada sobre a decisão do Banco Central.


Siga o InffoMix nas redes sociais:


Kommentare


bottom of page