Incêndios Florestais Devem Causar Quebra de Safra no Setor Canavieiro
Os prejuízos devem podem acima de R$ 2,5 bilhões e a quebra da safra deve ficar em 15%
Os incêndios florestais, que atingiram diversos estados brasileiros, trouxeram impactos para biomas, fauna, flora e afetaram o agronegócio, incluindo usinas e produtores de cana.
Entre janeiro e setembro deste ano, foram registrados quase oito mil focos de incêndios florestais só no estado de São Paulo, maior número da série histórica. Essa quantidade representa uma alta de 433% em relação a 2023, quando houve 1.488 focos. Foram 430 mil hectares afetados neste período, contra 34 mil no ano passado.
A estimativa da Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil (Orplana), é de que os prejuízos podem superar R$ 2,5 bilhões, com cerca de 390 mil hectares afetados, distribuídos entre São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Os dados foram apresentados durante o webinar para jornalistas Incêndios florestais: prevenção, combate e impactos no agronegócio, organizado pela Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG) e pela Associação Brasileira do Agronegócio da Região de Ribeirão Preto (ABAG-RP).
Da Redação
コメント