top of page
Foto do escritorCristina Viduani

Inep fará estudos para Enem voltar a certificar ensino médio

Gabarito oficial pode ser antecipado para esta semana; resultado com as notas deve ser divulgado apenas em janeiro


O Ministério da Ecudação (MEC), juntamente com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), apresentou novidades para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A Pasta recomendou a realização de estudos para avaliar a volta da certificação da conclusão do ensino médio para estudantes maiores de 18 anos, por meio do Enem, já em 2025.

imagem do caderno do Enem
Gabarito oficial do Enem 2024 pode ser antecipado para esta semana, diz MEC - Foto: Reprodução/Web

O MEC e o Inep também avaliarão a convergência entre o Enem e o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), para avaliação do ensino médio. O anúncio foi feito pelo ministro da Educação, Camilo Santana, e o presidente do Inep, Manuel Palacios, durante avaliação do exame, na edição 2024.


No que diz respeito a obter o certificado do ensino médio por meio do Enem, Santana afirmou que “a ideia é manter o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), mas permitir que o jovem também tenha a possibilidade de usar o Enem para o certificar”, explicou. “Isso dá mais abrangência e permite que ele faça a prova e já tenha acesso à educação superior”, completou.


Gabarito


O gabarito oficial do Enem, que inicialmente seria divulgado no dia 20 de novembro, pode ser antecipado para esta semana, conforme anunciou o ministro da Educação, Camilo Santana.


O resultado com as notas individuais, por outro lado, está previsto para ser divulgado em 13 de janeiro de 2025, sem alterações no cronograma original.


Em relação à abstenção, o Inep informou que 30,6% dos candidatos não compareceram no segundo dia de provas, o que representa uma taxa de presença de 69,4%. No total, 4.325.960 estudantes se inscreveram para o Enem 2024, e 3.006.673 realizaram a segunda etapa da prova. Comparando com o ano passado, a taxa de abstenção foi ligeiramente menor (28,1%) em relação aos 71,9% de presença dos inscritos.


Além disso, o ministro Camilo Santana destacou que o Enem 2025 pode contar com duas mudanças significativas. Ele pediu ao Inep um estudo para, até maio de 2024, avaliar a viabilidade de o exame ser utilizado como certificação de conclusão do ensino médio para jovens de 18 anos ou mais, além de sugerir a integração da prova com o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).


O Enem, realizado anualmente, segue sendo a principal porta de entrada para universidades e institutos de ensino superior públicos e privados em todo o Brasil. O exame é fundamental para estudantes que concluem o ensino médio e buscam uma vaga no ensino superior.


Com informações do MEC


Siga o InffoMix nas redes sociais:


コメント


bottom of page