Inovação: Sistema dessaliniza água do mar usando apenas a luz solar
A dessalinização é uma opção viável para a falta d’água no mundo, produzindo água potável com baixos custos tornando-a acessível e sustentável
O que quase ninguém te conta, é que um novo sistema, desenvolvido por engenheiros do Massachusetts Institute of Technology (MIT), utiliza exclusivamente a luz do sol para dessalinizar água do mar, tornando-a acessível e sustentável. A dessalinização de água do mar surge como uma solução essencial para a crescente crise hídrica global, oferecendo água potável a baixo custo. Os detalhes desta inovação foram revelados em um artigo publicado na revista Nature Water na última semana.
A grande inovação deste sistema é sua capacidade de ajustar a produção de água em tempo real, de acordo com a intensidade da luz solar. Quando a luz solar é abundante, o sistema produz mais água, e sua produção diminui automaticamente em dias nublados ou à noite. Essa adaptabilidade permite o máximo aproveitamento da energia solar, gerando grandes volumes de água limpa mesmo com flutuações na luminosidade ao longo do dia.
Impacto Social e Sustentabilidade
De acordo com o Relatório Mundial de Desenvolvimento da Água da UNESCO 2024, cerca de 2,2 bilhões de pessoas carecem de acesso a água potável. A nova tecnologia de dessalinização, que não depende de baterias, representa uma oportunidade significativa para fornecer água limpa, especialmente em comunidades rurais que têm acesso limitado tanto à água do mar quanto à energia elétrica.
Após seis meses de testes em poços no Novo México, o sistema conseguiu dessalinizar uma média de 5 mil litros de água por dia, volume suficiente para atender às necessidades de 3 mil pessoas.
Jonathan Bessette, doutorando em Engenharia Mecânica no MIT, afirma: “A maior parte da população vive longe da costa, tornando a dessalinização da água do mar uma solução inacessível. Essas comunidades dependem das águas subterrâneas, que estão cada vez mais salinas devido às mudanças climáticas.” Bessette destaca a água subterrânea salobra como uma fonte ainda inexplorada de água potável, especialmente em regiões onde as reservas de água doce estão se esgotando.
“A tecnologia pode levar água limpa, sustentável e acessível a locais negligenciados em todo o mundo”, conclui Bessette.
Da Redação com BrasilAmazonia
Comments