Mais um dia seco e quente em MS: umidade pode cair a 15% nesta quarta
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), mais uma vez, publicou aviso de Alerta Amarelo para baixa umidade do ar em Mato Grosso do Sul, para esta quarta-feira (25/09), ficando entre 41% e 15%. O Estado está passando por um período de temperaturas muito elevadas e umidade do ar muito baixa e a situação é a mesma na região Centro Oeste, onde a baixa umidade do ar é uma das mais severas do país.
A previsão para hoje no Estado permanece semelhante à de dias anteriores, com a temperatura máxima chegando à casa dos 39 graus - com sensação térmica de 41ºC - e mínima de 24 graus. O índice de raios UV está em grau máximo. É altamente recomendado o uso de protetor solar e, para quem puder, é recomendado também evitar se expor ao sol.
Onda de Calor Ainda Permanece
De acordo com o site de meteorologia Climatempo, o Brasil está na sua sétima onda de calor de 2024, que se estabelece ao longo desta semana. Em meio a um cenário de tempo extremamente seco e umidade do ar muito baixa, essa nova onda de calor traz uma preocupação ainda maior devido ao aumento dos focos de queimadas que assolam diversas regiões do país.
O bloqueio atmosférico que se estabeleceu na região central do Brasil, intensifica a massa de ar quente, que impede a formação de nuvens carregadas e dificulta a passagem de frentes frias, favorecendo o calor extremo. Vale lembrar que, com a chegada da primavera, o Brasil passa a ter uma maior incidência de radiação solar, o que contribui ainda mais para a elevação das temperaturas.
Quando Termina?
Ainda segundo o Climatempo, essa onda de calor se estenderá até por volta do dia 27 de setembro quando sofrerá uma quebra em algumas regiões, como Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e oeste do Paraná, a partir do dia 26, devido à chegada de instabilidades que reduzirão as temperaturas, não configurando mais onda de calor nessas áreas.
Contudo, o fenômeno seguirá ativo em grande parte do Centro-Oeste e Sudeste brasileiro até o dia 27, com possibilidade de prolongamento.
De acordo com a Organização Meteorológica Mundial (OMM), uma onda de calor é definida por um período em que as temperaturas estão 5°C acima da média mensal.
Da Redação
Comments