top of page
Foto do escritorRedação

Mel da florada do açaí possui altos teores de compostos antioxidantes

Descoberta é resultado da análise e comparação de méis com origens em diferentes regiões do País


O mel de açaí, produzido a partir das flores do açaizeiro, destaca-se por seus altos níveis de compostos bioativos, que trazem diversos benefícios à saúde. A descoberta vem de uma pesquisa conjunta entre a Embrapa, a Universidade Federal do Pará (UFPA) e a Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O estudo analisa diferentes tipos de mel no Brasil e ressalta a importância do mel de açaí na sociobiodiversidade amazônica.


abelha nas flores de açaí
Para ser considerado um mel monofloral, o produto deve ter na sua origem a predominância de néctar de apenas uma espécie vegetal - Foto: Ronaldo Rosa/Embrapa

Classificado como mel monofloral, o mel de açaí é produzido a partir de um único tipo de flor, o que lhe confere características únicas de sabor, aroma e cor (é mais escuro que os demais). Segundo a legislação brasileira, para ser considerado monofloral, o pólen de uma única espécie deve representar mais de 45% da amostra. Essa particularidade torna o mel de açaí um item especial no mercado.


Benefícios do Mel de Açaí


As análises realizadas mostram que o mel de açaí possui uma impressionante capacidade antioxidante. Em comparação com outros méis, ele demonstrou ser quatro vezes mais potente que o mel de aroeira, nesse aspecto. Os pesquisadores destacam que essa força antioxidante se deve às altas concentrações de polifenóis e outros compostos bioativos presentes no mel de açaí.


O professor Nilton Muto, da UFPA, explica que esses compostos, embora não sejam nutrientes essenciais, têm efeitos positivos sobre a saúde. Eles podem influenciar processos metabólicos e biológicos no corpo humano. “Os polifenóis atuam como antioxidantes, neutralizando radicais livres, além de possuírem propriedades anti-inflamatórias e potencial anticancerígeno”, afirma Muto.


Em termos de sabor, o mel de açaí foi muito bem avaliado em testes com grupos de voluntários e especialistas em degustação. Ele não é tão doce quanto outros tipos de mel e apresenta notas sutis de café. "É um mel diferenciado, que promete agradar ao público e se integrar facilmente à gastronomia", conclui o professor.


O artigo, intitulado Evaluation of the Bioactive Compounds of Apis mellifera Honey Obtained from the Açai (Euterpe oleracea) Floral Nectar, foi publicado na revista científica Molecules pelos pesquisadores.



Da Redação com informações da Embrapa

Comentarios


bottom of page