top of page
Foto do escritorRedação

MS registra quase 16 mil casos confirmados de dengue com 30 mortes pela doença

De acordo com o relatório, a metade das vítimas tinham algum tipo de comorbidade; outros 17 óbitos no Estado estão em fase de investigação


Mato Grosso do Sul registra aumento nos casos de dengue, com 19.197 casos prováveis registrados em 2024, dos quais 15.966 foram confirmados. Os dados foram divulgados no boletim da 43ª semana epidemiológica pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). A dengue já resultou em 30 óbitos confirmados, com mais 17 casos em investigação.

mosquito da dengue
MS tem 15.966 casos confirmados de dengue em 2024, com 30 óbitos - Foto: Reprodução/Web

Nos últimos 14 dias, os municípios de Itaquiraí, Três Lagoas e Dourados apresentaram uma incidência baixa de novos casos confirmados. Os óbitos associados à dengue ocorreram em várias localidades, incluindo Maracaju, Chapadão do Sul, Coronel Sapucaia, Dourados, Laguna Carapã, Naviraí, Sete Quedas, Amambai, Paranhos, Ponta Porã, Iguatemi, Itaquiraí, Aparecida do Taboado, Mundo Novo, Campo Grande e Bonito. Vale destacar que, do total de óbitos, a metade, ou seja, 15 vítimas tinham algum tipo de comorbidade.


Vacinação


O boletim também informa, que 97.639 doses do imunizante contra a dengue foram administradas até agora, das 173.140 doses recebidas do Ministério da Saúde.


O esquema vacinal consiste em duas doses, com um intervalo de três meses, e é recomendado para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, faixa etária que concentra a maior parte das hospitalizações por dengue entre crianças de 6 a 16 anos.


Sintomas


A dengue é uma doença febril causada por um vírus que pode provocar sintomas como febre alta, dor de cabeça e dor no corpo, manchas vermelhas na pele, náusea e, em alguns casos, dor no abdome, sonolência ou sangramentos.


A virose é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, assim como a Zika e Chikungunya e, embora seja causada por um tipo diferente de vírus, os sintomas provocados pelo da dengue podem ser facilmente confundidos com estas doenças.


Os principais sintomas de dengue são:


• Febre alta, acima de 39ºC;

• Dor de cabeça e/ou atrás dos olhos;

• Mal-estar;

• Dor no corpo e/ou articulações;

• Manchas vermelhas na pele;

• Perda do apetite, náusea e/ou vômitos;

• Diarreia.


Além da dengue, o Estado já registrou 3.214 casos prováveis de chikungunya, com 908 confirmações e sem óbitos. A SES enfatiza a importância de evitar a automedicação e recomenda que qualquer sintoma relacionado à dengue ou Chikungunya seja tratado em uma unidade de saúde.


Siga o InffoMix nas redes sociais:


Comments


bottom of page