top of page
Foto do escritorRedação

Mulheres poderão ter avaliação, exames e check-up anual pelo SUS

Projeto já foi aprovado pela Câmara e deve ser analisado em breve pelo Senado


O Projeto de Lei (PL 1799/2023), que assegura o direito a um check-up anual para mulheres pelo Sistema Único de Saúde (SUS), foi aprovado pela Câmara dos Deputados na última quarta-feira (30/10) e agora segue para o Senado. Este importante projeto visa proporcionar uma avaliação médica completa, incluindo exames essenciais, especialmente adaptados às necessidades de saúde de cada paciente.

mulher sendo atendida em consulta pelo SUS
Projeto assegura às mulheres direito a check-up anual pelo SUS - Foto: Jerônimo Gonzalez/MinSaúde

De acordo com a proposta, o check-up deverá ser realizado, preferencialmente, no mês de aniversário da paciente. Os protocolos de avaliação incluirão exames direcionados às doenças e complicações mais prevalentes, considerando fatores como faixa etária, raça, etnia, classe social e local de residência. Entre os exames de triagem previstos estão os para hipertensão arterial, diabetes e dislipidemias, além de orientações nutricionais e exames preventivos.


A deputada, Nely Aquino (Podemos-MG), é a responsável pela proposição do projeto na Câmara. Após a análise no Senado, o projeto será encaminhado às comissões adequadas e um relator será designado para acompanhar seu progresso.


Campanhas de Conscientização


Além das avaliações médicas, os órgãos e entidades que integram o SUS serão obrigados a promover campanhas de conscientização sobre a importância do check-up e da prevenção de doenças. Essas campanhas incluirão eventos como palestras, simpósios e debates, abordando temas como a relevância das atividades físicas, a atenção integral à saúde mental e o calendário vacinal adequado para cada faixa etária.


O projeto também destaca a necessidade de capacitação contínua dos profissionais de saúde que atuam na promoção, proteção e recuperação da saúde da mulher, garantindo que elas recebam o cuidado necessário para manter seu bem-estar.


Siga o InffoMix nas redes sociais:


Comments


bottom of page