Mulheres poderão ter avaliação, exames e check-up anual pelo SUS
Projeto já foi aprovado pela Câmara e deve ser analisado em breve pelo Senado
O Projeto de Lei (PL 1799/2023), que assegura o direito a um check-up anual para mulheres pelo Sistema Único de Saúde (SUS), foi aprovado pela Câmara dos Deputados na última quarta-feira (30/10) e agora segue para o Senado. Este importante projeto visa proporcionar uma avaliação médica completa, incluindo exames essenciais, especialmente adaptados às necessidades de saúde de cada paciente.
De acordo com a proposta, o check-up deverá ser realizado, preferencialmente, no mês de aniversário da paciente. Os protocolos de avaliação incluirão exames direcionados às doenças e complicações mais prevalentes, considerando fatores como faixa etária, raça, etnia, classe social e local de residência. Entre os exames de triagem previstos estão os para hipertensão arterial, diabetes e dislipidemias, além de orientações nutricionais e exames preventivos.
A deputada, Nely Aquino (Podemos-MG), é a responsável pela proposição do projeto na Câmara. Após a análise no Senado, o projeto será encaminhado às comissões adequadas e um relator será designado para acompanhar seu progresso.
Campanhas de Conscientização
Além das avaliações médicas, os órgãos e entidades que integram o SUS serão obrigados a promover campanhas de conscientização sobre a importância do check-up e da prevenção de doenças. Essas campanhas incluirão eventos como palestras, simpósios e debates, abordando temas como a relevância das atividades físicas, a atenção integral à saúde mental e o calendário vacinal adequado para cada faixa etária.
O projeto também destaca a necessidade de capacitação contínua dos profissionais de saúde que atuam na promoção, proteção e recuperação da saúde da mulher, garantindo que elas recebam o cuidado necessário para manter seu bem-estar.
Siga o InffoMix nas redes sociais:
Comments