top of page
Foto do escritorRedação

No Dia do Médico, ministério destaca avanço do Mais Médicos pelo país

Ministério da Saúde destaca avanços do programa Mais Médicos, restabelecido em 2023


De acordo com dados da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (Saps), o programa atualmente atende 80% dos 3,9 mil municípios brasileiros com populações entre 700 e 52 mil habitantes, beneficiando cerca de 26,9 milhões de pessoas. Esse número representa 40,9% da população dessas localidades.


médico do Mais Médicos
Programa Mais Médicos amplia cobertura em regiões vulneráveis e comunidades indígenas Foto: Reprodução/Web

Os municípios em maior vulnerabilidade social também estão com um aumento na cobertura do programa, com 60% dos médicos alocados nessas áreas, segundo a Secretaria.


Ainda de acordo com os dados do Saps, na Amazônia Legal, nove municípios de alta vulnerabilidade passaram a contar com médicos: Amapá do Maranhão, Anori, Nhamundá, Quatipuru e Santa Isabel do Rio Negro (AM), Calçoene (AP), Lizarda e Paranã (TO), e Santa Luzia (PA).


Outro dado, é o crescimento do Mais Médicos na assistência à saúde indígena. Em dezembro de 2022, havia 224 profissionais ativos; em setembro de 2023, esse número saltou para 570, demonstrando um compromisso com a saúde dessas comunidades.


Desde 2022, os médicos têm a oportunidade de se especializar e realizar mestrado por meio da Estratégia Nacional de Formação de Especialistas para a Saúde, que integra programas de formação, provimento e educação no Sistema Único de Saúde (SUS).


O 38º edital do Programa Mais Médicos trouxe novidades, incluindo a oferta de vagas afirmativas por meio de cotas para pessoas com deficiência e grupos étnico-raciais, como negros, quilombolas e indígenas.


Na última semana, o Ministério da Saúde, em parceria com o Ministério da Educação, promoveu o 3º Módulo de Acolhimento e Avaliação de 2024 do Programa Mais Médicos, com a participação de 364 médicos intercambistas formados no exterior. Dentre eles, 30 atuarão na Saúde Indígena, 10 no Consultório na Rua e 15 na Saúde Prisional.


Da Redação com informações da Agência Brasil


Siga o InffoMix nas redes sociais:


Comments


bottom of page