top of page
Foto do escritorRedação

PF pode indiciar Jair Bolsonaro, militares e ex-ministros

Operação Contra Golpe da PF deve fechar inquérito ainda nesta quinta (21); se indiciado, ex-presidente pode ser julgado entre abril e junho de 2025


O julgamento de Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a suposta tentativa de golpe de Estado pode ocorrer entre março e abril de 2025, de acordo com fontes do STF. O ex-presidente Bolsonaro, do PL, é investigado pela Polícia Federal por seu envolvimento na tentativa de subverter a ordem democrática, que gerou uma crise política no Brasil.

ex-presidente Bolsonaro
Julgamento de Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado, pode ocorrer entre março e abril de 2025, caso seja indiciado - Foto: Reprodução/Folha

Se o relatório final da Polícia Federal for encaminhado para o STF ainda nesta semana, o ministro Alexandre de Moraes, responsável pelo caso, deverá remeter o documento à Procuradoria-Geral da República (PGR) no dia seguinte. A PGR terá 15 dias para decidir se arquiva, aceita as acusações ou solicita novas diligências.


Essa etapa do processo precisa ser finalizada até meados de dezembro, antes do início do recesso judiciário, que começa no dia 20. A expectativa, segundo fontes consultadas pela CNNBrasil, é de que, após o recesso, em 1º de fevereiro de 2025, Alexandre de Moraes inicie a próxima fase do julgamento, com a oitiva de testemunhas, alegações finais e a produção de novas provas.


Após a conclusão dessa fase, o STF solicitará à PGR se há necessidade de complementação ou resposta às alegações das defesas. Só depois de todo esse procedimento, o caso estará pronto para ser julgado. Advogados criminalistas ouvidos pela CNN indicam que o julgamento de Jair Bolsonaro pode ser mais provável de acontecer em junho de 2025, uma vez que as partes podem solicitar perícias adicionais.


Com CNNBrasil


Siga o InffoMix nas redes sociais:


Comments


bottom of page