top of page
Foto do escritorRedação

Pix Agendado Recorrente será obrigatório a partir de segunda

A modalidade, que já existe, mas não era obrigatória, permite agendar pagamentos sempre no mesmo dia de cada mês


A funcionalidade de Pix Agendado Recorrente, que permite o agendamento de pagamentos mensais, se torna obrigatória a partir desta segunda-feira (28/10). Esta determinação do Banco Central (BC), atualizada em julho de 2023, exige que todas as instituições financeiras ofereçam essa modalidade de pagamento.

celular com ícone do Pix
Pix Agendado Recorrente será obrigatório, facilitando pagamentos mensais repetidos - Foto: Reprodução/Web

Com o Pix Agendado Recorrente, qualquer pessoa pode agendar transferências de valor fixo para ocorrer no mesmo dia de cada mês, facilitando a organização financeira tanto para pessoas físicas quanto para empresas registradas sob CNPJ, como autônomos.


Embora essa funcionalidade já estivesse disponível, sua adoção era opcional para os bancos. Agora, para utilizar o Pix Agendado Recorrente, o usuário deverá fornecer as informações de pagamento no momento do cadastro da recorrência.


Limites


Além disso, a partir de 1º de novembro, o BC implementará novas regras para transferências via Pix, com o objetivo de combater fraudes. A principal alteração para o público, será a imposição de um limite de R$ 200 para transações feitas em novos dispositivos, como celulares e computadores, e um limite diário de R$ 1 mil até que esses dispositivos sejam registrados junto às instituições financeiras.


As instituições também precisarão implementar melhorias.


- Utilização de soluções de gerenciamento de risco de fraude que considerem as informações de segurança do BC e identifiquem transações atípicas.


- Disponibilização de informações sobre cuidados para evitar fraudes em canais de fácil acesso.


- Verificação periódica a cada seis meses sobre possíveis fraudes associadas aos clientes.


Essas medidas, segundo o BC, visam proteger os usuários e assegurar um uso mais seguro do Pix, uma das modalidades de pagamento mais populares no Brasil.


Siga o InffoMix nas redes sociais:


Comments


bottom of page