top of page
Foto do escritorRedação

Polícia Federal desarticula facção que planejou golpe de Estado no Brasil

Plano de militares envolvidos e outros criminosos incluía execução de candidatos à Presidência e Vice-Presidência da República eleitos e de ministro do STF


A Polícia Federal (PF), em operação conjunta com o Exército Brasileiro, deflagrou, nesta terça-feira (19/11), a Operação Contragolpe, para desarticular uma organização criminosa que planejou golpe de Estado com o objetivo de impedir a posse do governo eleito em 2022 e desestabilizar o Poder Judiciário. A ação foi realizada em várias regiões do Brasil, incluindo o Rio de Janeiro, Goiás, Amazonas e o Distrito Federal, cumprindo mandados de prisão e busca e apreensão.

prédios da Polícia Federal em Brasília
Polícia Federal cumpre mandados de prisão, busca e apreensão no âmbito da Operação Contra Golpe - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Segundo as investigações da PF, o grupo criminoso era composto principalmente por militares com formação em Forças Especiais. Eles planejavam a execução de um golpe violento, com o assassinato dos candidatos à Presidência e Vice-Presidência da República eleitos, além de um ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) que vinha sendo monitorado por eles. O planejamento, denominado "Punhal Verde e Amarelo", também incluía ações de sabotagem e operações militares coordenadas, com o uso de recursos bélicos e estratégias de combate avançadas.


A operação é uma das mais complexas da PF, já que os investigados possuíam um elevado nível técnico e estavam prontos para realizar o golpe no mês de dezembro de 2022. A ação do grupo também envolvia a criação de um “Gabinete Institucional de Gestão de Crise” para assumir o controle de situações institucionais e governamentais após a consumação do golpe.


Até o momento, cinco mandados de prisão preventiva foram cumpridos, além de três mandados de busca e apreensão e 15 medidas cautelares diversas, que incluem a proibição de contato entre os investigados, suspensão de funções públicas e a entrega de passaportes. As investigações seguem em andamento e podem resultar em novas prisões e investigações.


Os crimes investigados pela Polícia Federal incluem golpe de Estado, organização criminosa e violação do Estado Democrático de Direito. A desarticulação dessa organização criminosa é um marco na luta pela defesa da democracia no Brasil.


Siga o InffoMix nas redes sociais:


Comments


bottom of page