Previsão de Chuva Para MS Traz Alívio aos Produtores
Para o Pantanal, onde o número de queimadas ultrapassou a média, e para o norte do Estado, o volume de chuva deve ficar abaixo da média
O mês de outubro chega com boas expectativas para a regularização das chuvas em Mato Grosso do Sul, com volumes próximos à média histórica. A previsão aponta precipitações entre 80 mm e 200 mm em várias regiões do estado, aliviando os produtores que aguardam para iniciar o plantio de grãos. No entanto, áreas como o Pantanal e o norte do estado podem enfrentar volumes mais baixos de chuva, exigindo cuidados adicionais no manejo do solo.
De acordo com a analista técnica do Sistema Famasul, Lenise Castilho, plantar em solo com baixa umidade pode comprometer a germinação das sementes, impactando negativamente o desenvolvimento das plantas. "Sem umidade suficiente, as sementes podem não germinar adequadamente, prejudicando a produção", alerta a especialista.
As primeiras semanas de outubro registraram volumes de chuva abaixo da média em algumas regiões, com precipitações de até 30 mm no centro-sul do estado. A partir da segunda semana, no entanto, a tendência é de melhora, com volumes entre 20 mm e 50 mm, especialmente no Pantanal e norte do estado, que devem ter um menor acúmulo de chuvas.
O fim do vazio sanitário trouxe expectativas de início de plantio, mas a baixa chuva e os incêndios afetaram o avanço das atividades agrícolas. A área plantada de soja, até o final de setembro, alcançou apenas 3,3% do total esperado, conforme o Projeto SIGA-MS.
Segundo o Boletim de Agricultura da Casa Rural de MS, a estiagem prolongada é um desafio para os agricultores. Dados do CEMTEC indicam que até agosto de 2024 o estado registrou 46,08% menos chuva em comparação ao mesmo período de 2023.
Para enfrentar essa situação, os produtores devem seguir o Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC) e implementar técnicas de manejo que favoreçam o armazenamento de água no solo, como o controle de ervas daninhas e o aumento da matéria orgânica.
Da Redação com Famasul
Comments