Primeiro Voo de Repatriação Traz 220 Brasileiros de Beirute
Avião da FAB embarca, na manhã desta sexta, de Lisboa para capital libanesa e, no sábado, chegam ao Brasil
A aeronave KC-30, da Força Aérea Brasileira (FAB), realizará o primeiro voo de repatriação, trazendo 220 brasileiros de Beirute, no Líbano. A operação está agendada para esta sexta-feira (04/10), com o avião partindo de Lisboa, em Portugal, onde fez escala, para a capital libanesa.
Durante uma entrevista coletiva realizada nesta quinta-feira (03/10), o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, o ministro da Defesa, José Múcio, e o comandante da Aeronáutica, Marcelo Kanitz Damasceno, detalharam os planos para a repatriação.
O voo está previsto para chegar a Beirute às 10h, horário de Brasília (16h, horário local), e partirá em seguida de volta para Lisboa. De lá, o avião seguirá para São Paulo, onde o desembarque dos repatriados está programado para às 8h do próximo sábado (05/10).
O Itamaraty projeta repatriar cerca de 500 pessoas por semana, com prioridade para idosos, mulheres, crianças e indivíduos com necessidades médicas. Este esforço é uma continuação das operações anteriores, que, de outubro do ano passado até o início deste ano, conseguiram repatriar cerca de 1.600 brasileiros da Palestina, Faixa de Gaza e Israel.
Mauro Vieira ressaltou que a operação atual pode sofrer alterações nas rotas dos voos, dependendo das condições de segurança. Em resposta a questões sobre uma possível rota de saída pela Síria, o ministro da Defesa afirmou que diversas alternativas estão sendo avaliadas.
Atualmente, aproximadamente 20 mil brasileiros residem no Líbano, que tem enfrentado intensos conflitos devido a ataques israelenses direcionados ao grupo Hezbollah. Até o momento, aeronaves de quatro países já realizaram operações de repatriação no Líbano, e estima-se que o Brasil será o sétimo país a receber autorização para pouso.
Da Redação com Agência Brasil
Comments