Repatriação de Brasileiros: Voo da FAB decola de Lisboa
A operação, que deveria ter acontecido ontem, foi adiada por falta de segurança
Neste sábado (05/10), a aeronave KC-30, da Força Aérea Brasileira (FAB), iniciou a primeira fase da repatriação de brasileiros no Líbano. A aeronave decolou de Lisboa, em Portugal, com destino ao aeroporto de Beirute, capital libanesa. O pouso está previsto para às 11h, com a missão de resgatar os primeiros 220 cidadãos brasileiros que se encontram na região.
Em comunicado oficial, o governo federal destacou que os passageiros selecionados para o voo estão recebendo orientações sobre o processo de embarque no aeroporto de Beirute. As autoridades brasileiras reiteram a importância de seguir as orientações de segurança fornecidas pela embaixada e pelas autoridades locais. Para aqueles que puderem arcar com os custos, o governo aconselha a busca por opções de saída do Líbano por meios próprios, já que o aeroporto de Beirute permanece em operação com voos da companhia Middle East Airlines.
Inicialmente prevista para a sexta-feira, 4 de outubro, a repatriação foi adiada para garantir a segurança dos passageiros devido à intensificação dos bombardeios israelenses na região. Relatos indicam que áreas próximas ao aeroporto de Beirute foram afetadas.
A operação "Raízes de Cedro", tem como objetivo repatriar até 500 brasileiros por semana. Atualmente, estima-se que cerca de 20 mil brasileiros residam no Líbano. A operação visa assegurar o retorno de todos os que desejam voltar ao Brasil.
Da Redação com Agência Brasil
Comments