Sala sensorial para atender autistas em posto de saúde pública é inaugurado em Campo Grande
A iniciativa é pioneira no Brasil e atenderá pacientes de qualquer idade, além de seus familiares e cuidadores
Uma sala sensorial inovadora, voltada para atender autistas, foi inaugurada em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. O projeto, pioneiro no Brasil, destina-se a pacientes de todas as idades, assim como seus familiares e cuidadores, proporcionando um ambiente seguro e acolhedor para os portadores e portadoras de Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras deficiências ocultas.
Idealizada pela médica Fernanda Daniela, a sala combina sua paixão pelo design de interiores com a prática médica, sendo a primeira unidade pública de urgência e emergência 24 horas do país a oferecer atendimento especializado para autistas. “Trabalhamos com cores suaves e móveis seguros para criar um espaço que regula os estímulos sensoriais. Nosso objetivo é garantir um atendimento humanizado, respeitando as particularidades dos pacientes neurodivergentes”, explica Fernanda.
Este espaço não apenas beneficia os autistas, mas também oferece suporte aos familiares e cuidadores. Enquanto as crianças estão em um ambiente controlado e seguro, os responsáveis podem receber atendimento médico com mais tranquilidade. “Os cuidadores podem ter seu momento de cuidado, sabendo que a criança está em um espaço adequado”, ressalta a médica.
A sala sensorial é um recurso essencial para todos os pacientes com TEA que visitam a Unidade de Pronto Atendimento Universitário (UPA-Universitário), melhorando a qualidade do atendimento durante os processos de identificação, triagem e priorização.
De acordo com o Center for Disease Control and Prevention (CDC), um em cada 110 indivíduos nos Estados Unidos é diagnosticado com autismo, o que sugere que cerca de 2 milhões de brasileiros possam ser portadores de TEA. Em Campo Grande, esse número pode alcançar aproximadamente 8,9 mil pessoas.
Siga o InffoMix nas redes sociais:
Comentarios