top of page
Foto do escritorRedação

Setor de Serviços no Brasil Registra Crescimento em Setembro

De acordo com relatório do PMI, esse é o maior nível alcançado pelo setor em mais de dois anos



O setor de serviços no Brasil experimentou um crescimento significativo em setembro, com um desempenho de vendas que alcançou o maior nível em mais de dois anos. Segundo o Índice de Gerentes de Compras (PMI) divulgado nesta quinta-feira (03/10) pela S&P Global, a atividade de serviços registrou um avanço expressivo, impulsionando a confiança e as perspectivas do setor.


ilustração referente ao setor de serviços
Setor de serviços cresce em setembro, segundo PMI - Ilustração: InffoMix

O PMI de serviços subiu para 55,8 em setembro, em comparação aos 54,2 de agosto, marcando um ano de expansão contínua e indicando um aumento robusto na produção. O índice de 50 é o divisor que separa a expansão da contração.


"Setembro sinalizou uma recuperação notável na atividade de serviços, compensando a desaceleração observada em agosto e configurando o trimestre mais forte para o setor desde o segundo trimestre de 2022", comentou Pollyanna De Lima, diretora associada de economia da S&P Global Market Intelligence.


A pesquisa identificou que esforços de marketing eficazes, uma demanda crescente e um aumento constante na entrada de novos negócios foram fatores cruciais para o desempenho positivo do setor. O subíndice que mede novas encomendas recebidas por fornecedores de serviços apresentou o crescimento mais acentuado desde julho de 2022.


Além disso, as empresas de serviços mantêm uma perspectiva otimista para os próximos 12 meses, o que elevou a confiança ao seu maior nível desde agosto de 2023. Essa confiança é sustentada pela diminuição do desemprego e pela implementação de planos de investimento.


Embora as empresas tenham continuado a criar empregos em setembro, o ritmo de expansão foi o mais lento em sete meses. O levantamento também destacou que os preços de insumos seguiram em alta no final do terceiro trimestre, refletindo custos elevados em alimentos, combustíveis e serviços públicos, embora a taxa de inflação tenha diminuído em relação a agosto. Como resultado, as empresas ajustaram os preços de venda, mas com menos intensidade do que no mês anterior.


Com a aceleração no crescimento do setor de serviços e na indústria, o PMI Composto do Brasil atingiu 55,2 em setembro, em comparação com uma mínima de oito meses de 52,9 em agosto, sinalizando um panorama econômico mais favorável.



Da Redação com Reuters

Comentarios


bottom of page