Primeira vacina para hanseníase será testada no Brasil
O país é o segundo com maior número de casos da doença no mundo, atrás apenas da Índia
O Brasil dará início aos testes clínicos da vacina LepVax, desenvolvida para combater a hanseníase, uma doença que afeta significativamente a saúde pública no país. A autorização para início dos testes foi concedida, esta semana, pela Anvisa. O Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) será o responsável pelos testes.
A LepVax é a primeira vacina contra a hanseníase a ser testada no Brasil, onde o número de casos é alarmante, com quase 245 mil novas infecções registradas entre 2014 e 2023. O país só perde em número de casos para a Índia.
O laboratório do IOC/Fiocruz, conhecido por sua expertise em hanseníase, trabalhará em colaboração com o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz) e entidades internacionais.
A vacina, desenvolvida pelo Access to Advanced Health Institute, mostrou resultados promissores em testes pré-clínicos e será avaliada em uma fase 1b que envolverá 54 voluntários saudáveis. A pesquisa buscará confirmar a segurança e a eficácia do imunizante.
A hanseníase é uma doença negligenciada, cercada de preconceitos, que pode causar sérios danos à saúde se não tratada a tempo. Apesar de haver tratamento disponível no Sistema Único de Saúde (SUS), muitos casos são diagnosticados tardiamente. A OMS aponta que a hanseníase ainda atinge 120 países, e a criação de uma vacina é considerada essencial para o controle da doença.
Da Redação
Comentarios