top of page
Foto do escritorRedação

Vai prestar o Enem? Saiba quais documentos serão aceitos

Este ano, não serão aceitos boletins de ocorrência de perda, roubo ou furto de documentos


Os candidatos que participarão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, marcado para os dias 3 e 10 de novembro, poderão utilizar documentos digitais para sua identificação no local da prova.


Entre as opções aceitas estão a Carteira de Identidade Nacional (CIN), o e-Título, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o Registro Geral (RG). Esses documentos podem ser apresentados por meio do aplicativo Gov.br, facilitando a identificação e a segurança dos participantes.


celular com documentos digitais
Este ano é possível usar documentos digitais para identificação no exame do Enem - Foto: Marcela Franco/TechTudo

Importante ressaltar que, a partir deste ano, não será mais aceito o boletim de ocorrência (B.O.) em caso de perda de documentos físicos. Essa mudança, anunciada pelo Ministério da Educação, visa aumentar a segurança durante o exame.


Além dos documentos digitais, também são válidos para identificação cédulas de identidade emitidas por secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar e Polícia Federal; identificações fornecidas por ordens ou conselhos de classe que tenham validade legal; passaportes; Carteira de Trabalho e Previdência Social impressa e expedida após 27 de janeiro de 1997.


Para candidatos estrangeiros, é obrigatória a apresentação de pelo menos um dos seguintes documentos: passaporte; identidade expedida pelo Ministério da Justiça; Carteira de Registro Nacional Migratório; Documento Provisório de Registro Nacional Migratório; ou cédula de identidade civil equivalente.


O Enem é o exame que avalia o desempenho escolar dos estudantes ao final da educação básica e serve como a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil. Instituições de ensino, tanto públicas quanto privadas, utilizam os resultados do Enem como critério único ou complementar em seus processos seletivos.



Da Redação com informações da Agência Brasil

Comments


bottom of page