Ônibus 100% GNV começa testes em Campo Grande, Mato Grosso do Sul
Testes durarão 60 dias e especialistas avaliarão os dados coletados para determinar a viabilidade econômica, técnica e ambiental do projeto
Campo Grande busca a sustentabilidade no transporte público com o início dos testes de um ônibus movido a Gás Natural Veicular (GNV). A iniciativa é fruto de parceria entre o Governo de Mato Grosso do Sul, a MSGÁS, o Consórcio Guaicurus e a Prefeitura de Campo Grande, visando a redução das emissões de poluentes no ambiente urbano.
Os testes, que terão duração de 60 dias, serão realizados na linha 082 - Aero Rancho/Shopping. A escolha desse itinerário se deve à sua estrutura, que conta com dois terminais de embarque e vias menos obstruídas, ideais para corredores do transporte coletivo.
Durante esse período, especialistas analisarão os dados coletados para avaliar a viabilidade econômica, técnica e ambiental do uso do GNV como alternativa ao diesel. Serão considerados indicadores de eficiência, distâncias, clima e condições do terreno, garantindo uma análise abrangente.
O ônibus, fabricado pela sueca Scania, modelo K 280 IB 4×2, possui capacidade para 44 passageiros, incluindo atendimento a pessoas com necessidades especiais. Equipado com ar-condicionado e câmbio automático, ele proporciona um ambiente mais silencioso e confortável para os usuários do transporte coletivo. O mesmo modelo já foi testado em cidades como São Paulo, Curitiba e Recife, apresentando resultados positivos.
Siga o InffoMix nas redes sociais:
Comments